19 de janeiro de 2020
À medida que os oceanos ficam cada vez mais ácidos, o fenômeno está fazendo mais uma vítima: os tubarões.
Novas pesquisas demonstram que a água ácida, um subproduto da mudança climática provocada pelo ser humano, está danificando e destruindo as pequenas escamas da pele dos tubarões, segundo_a_revista Newsweek. Como resultado, os tubarões não estão podendo nadar ou caçar tão bem – e isso tem o potencial para provocar estragos nos já frágeis ecossistemas nos quais eles vivem.
Uma equipe de cientistas alemães e sul-africanos descobriu que após apenas nove semanas de exposição à água acidificada, mais de 9% dos dentículos – pequenas escamas – dos tubarões foram danificados, segundo uma pesquisa publicada na última quinta-feira no periódico Scientific Reports.
Embora o experimento não seja excepcionalmente robusto – só havia três tubarões no grupo que foi submetido a água acidificada -, a descoberta se constitui em um sinal perturbador para o futuro da vida marinha.
Felizmente, o estudo também trouxe algumas boas notícias. Os pesquisadores descobriram que os tubarões são capazes de moderar a sua química corporal a fim de se ajustarem à água cada vez mais ácida. Eles não pareceram sofrer danos além das escamas danificadas e destruídas.
Luntz Auerswald, pesquisador da área ambiental da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, disse à Newsweek que a equipe “esperava que os tubarões seriam capazes de regular o seu equilíbrio ácido-base no curto prazo em resposta a um pH mais baixo. Nós não tínhamos certeza quanto a isso, mas não ficamos surpresos com o fato de eles serem capazes de manter essa regulação por longos períodos”.
“No entanto, a corrosão dos dentículos foi uma surpresa para nós”, acrescentou Auerswald. “Não esperávamos por isso”.
LEIA MAIS (em inglês): ACID OCEANS ARE STRIPPING SHARKS OF THEIR SCALES [Newsweek]
Mais sobre a acidificação dos oceanos (em inglês): Marine Food Webs Are on the Brink of Collapse Because of Climate Change
Tradução: Danilo Fonseca