19 de janeiro de 2020
Em julho passado, nós anunciamos que os cientistas estavam encontrando problemas para determinar a Constante de Hubble, um número que representa a velocidade de expansão do nosso Universo.
Naquela época, uma nova pesquisa propunha que esse número era de 69,8 quilômetros por segundo por megaparsec (km/seg/Mpc), enquanto que vários outros cientistas haviam calculado anteriormente o valor da constante como sendo 72, 73,5 ou 74. Agora, uma equipe da Universidade da Califórnia em Davis publicou a sua própria pesquisa sobre a Constante de Hubble — e conclui que o número correto é 77.
O problema com todas essas discrepâncias é que nós realmente precisamos determinar o valor da Constante de Hubble, caso queiramos entender praticamente tudo a respeito do Universo.
“A Constante de Hubble é o parâmetro cosmológico que determina a escala absoluta, o tamanho e a idade do universo”, disse Wendy Freedman, a física que chegou ao valor de 69,8, em um comunicado à imprensa em julho passado. “Essa é uma das formas mais diretas que temos para quantificar como o Universo evolui”.
Cada um dos estudos acima abordou o problema da Constante de Hubble de uma maneira diferente — Freedman, por exemplo, examinou estrelas gigantes vermelhas para chegar ao seu número, enquanto que a equipe da Universidade da Califórnia em Davis utilizou sistemas de lentes gravitacionais.
Existe uma possibilidade de que a maioria dessas equipes, se não todas, simplesmente tenham errado no cálculo — afinal de contas, elas estão lidando com diversas variáveis que poderiam alterar as suas medições.
Mas o físico Adam Riess disse aoThe Washington Post que existe uma outra possibilidade: “Ninguém está errado. Há alguma outra coisa se passando no Universo”.
LEIA MAIS (artigos em inglês): Scientists are baffled: What’s up with the universe? [The Washington Post]
Mais sobre a Constante de Hubble: New Hubble Data Breaks Scientists’ Understanding of the Universe
Artigo original: https://futurism.com/the-byte/universe-doesnt-look-right?fbclid=IwAR3izpQ0joJHEpFuFmOLJXY7bKItX8ThSx6WV1NbBRF57hKsVpjG4uhDiPo
Tradução: Danilo Fonseca