Dan Robitzski
Futurism.com
3 de fevereiro de 2020
Cenário de Pesadelo
Vários modelos que preveem o futuro da mudança climática deram uma guinada drástica para pior: diversas equipes de pesquisa estão agora prevendo que o planeta sofrerá um aquecimento mais catastrófico do que antes de antecipava.
As mudanças são tão drásticas que alguns pesquisadores estão duvidando de seus próprios trabalhos, segundo a Bloomberg. Mas, se as simulações estiverem corretas, elas mandam uma mensagem clara: para evitar o pior cenário possível em termos de mudança climática, os líderes mundiais terão que tomar medidas enérgicas rapidamente.
Dúvidas
É possível que esses modelos, que preveem o quanto as temperaturas globais aumentarão com determinados níveis de emissão de gases de efeito estufa, revelem-se inexatos.
Por exemplo, o pesquisador Klaus Wyser, do Instituto Hidrológico e Meteorológico Sueco, disse à Bloomberg que o salto súbito na previsão pode estar errado. Mas ele afirmou também que é muito cedo para saber.
“Nós torcemos para que essa não seja a resposta certa”, disse ele.
Variável que confunde
Segundo o artigo da Bloomberg, parte da discrepância poderia se dever à inerente dificuldade de se prever como as nuvens afetam o clima. Quando uma equipe retirou simulações atualizadas de nuvens, a previsão retornou aos níveis anteriores.
“O que me assusta é que o nosso modelo pareceu melhor por alguns motivos físicos muito bons”, disse à Bloomberg Andrew Gettelman, do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica “Portanto, não podemos ainda descartá-lo”.
LEIA MAIS (em inglês): Climate Models Are Running Red Hot, and Scientists Don’t Know Why [Bloomberg] Tradução: Danilo Fonseca