Dan Robitzski / 21 de outubro de 2020
Futurism.com
Novas pesquisas dão mais credibilidade às evidências anedóticas de que microdoses de ácido lisérgico (LSD), quantidades da droga muito pequenas para provocar experiências psicodélicas, mas suficientes para que se sintam alguns efeitos, podem ajudar a melhorar a sua concentração.
No estudo placebo-controlado, publicado no periódico European Neuropsychopharmacology, cientistas da Universidade da Basileia, na Suíça, e da Universidade de Maastrich, nos Países Baixos, forneceram a voluntários uma pequena dose de LSD ou um placebo, e a seguir avaliaram a capacidade desses indivíduos de prestar atenção e processar informações, além de acompanhar o humor deles.
Assim como a maior parte das pesquisas com drogas psicodélicas, o estudo foi algo pequeno e limitado, de forma que quaisquer conclusões devem ser encaradas com um certo ceticismo. Porém, a equipe de pesquisadores encontrou de fato diferenças nítidas de acordo com o tamanho das doses de LSD, tendo identificado os limites a partir dos quais a substância começa e deixa de oferecer benefícios.
Uma dose recreativa típica mínima de LSD geralmente é de cerca de 100 microgramas. Mas, neste caso, os médicos utilizaram uma dose bem menor.
Os 24 voluntários que participaram da pesquisa, e que relataram já haver utilizado, em média, 2,75 vezes as drogas psicodélicas, receberam doses de cinco, 10 ou 20 microgramas de LSD. Um quarto grupo recebeu um placebo para que fosse possível determinar se quaisquer alterações detectadas seriam provocadas realmente pela droga. Cada grupo consistia de apenas seis voluntários e, portanto, será necessário um estudo de maior dimensão para validar essas descobertas. Mas esse foi também o primeiro experimento a distinguir diversas respostas individuais de acordo com cada dosagem.
Os voluntários que receberam cinco microgramas foram capazes de se concentrar e prestar atenção – um efeito que reapareceu entre os que tomaram a dose mais elevada de 20 microgramas – mas também relataram maior sensação de ansiedade. O grupo que tomou cinco microgramas trambém se mostrou mais amigável, segundo o estudo.
Os participantes que tomaram 10 microgramas tiveram uma sensação aumentada de consciência, um efeito que também foi observado no grupo de 20 microgramas. Conforme era de se esperar, os efeitos mais significativos ocorreram com a dose de 20 microgramas, com a qual os participantes tiveram a melhoria mais notável de humor, mas também se sentiram mais confusos.
Para quem deseja experimentar uma microdose, o estudo não chega a oferecer algo como um guia do usuário, e apenas sugere que pode ser inútil tomar doses inferiores a cinco microgramas. No entanto, a pesquisa foi capaz de criar um roteiro para outros cientistas, ao descobrir quais efeitos do LSD surgem com cada dose, e ao esclarecer como os futuros pesquisadores poderaão esperar levar isso em consideração ao conduzirem os seus próprios estudos.
Mais informações sobre microdoses: Pesquisa: Microdoses de LSD são tão eficientes quanto opióides para o Tratamento da Dor
Tradução: Danilo Fonseca
